quinta-feira, 15 de novembro de 2007

VEGANOS

O veganismo é uma filosofia de vida motivada por ética e respeito aos direitos animais, que procura evitar qualquer sofrimento desnecessário aos mesmos.
Os veganos não consomem quaisquer produtos de origem animal (alimentares ou não), nem usam produtos que tenham sido testados em animais ou incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.
Carnes, gelatina, lacticínios, ovos e quaisquer alimentos que envolvam a morte ou exploração de animais não fazem parte de uma dieta vegana. Mel e demais produtos oriundos de insectos como o corante industrial carmim, extraído da cochonilha também são controversos, pois alguns alegam que os insectos possuem um sistema nervoso simplório, e portanto uma capacidade de sentir dor bastante reduzida.
Circos com animais, rodeios, touradas e jardins zoológicos são também alvo de críticas das comunidades veganas, porque qualquer deles implica em escravidão, sofrimento e privações para os animais.
Estes tiveram de ser deslocados de seu ambiente natural, privados dos seus costumes e comunidades apenas para satisfazer os nossos desejos.
Artigos em pele, couro, lã, seda, camurça, marfim ou outros materiais de origem animal são também preteridos, pois implicam o sofrimento e/ou a morte dos animais que lhes deram origem.

Dia Mundial Vegano

Todos os anos, o dia 1 de Novembro é marcado pelo Dia Mundial Vegano, que é comemorado desde 1994, quando a Vegan Society da Inglaterra comemorou 50 anos de criação. A Vegan Society é uma das organizações mais importantes no mundo ligadas ao veganismo e direitos animais.

Nenhum comentário: